Avaria no barómetro ou os portugueses andam mesmo de costas viradas para a ciência e tecnologia?

São números que não surpreendem muito mas que nem por isso devem ser ignorados. A julgar pelos resultados do Euro barómetro sobre a atitude dos europeus relativamente à ciência e tecnologia, persiste a urgência e necessidade de Portugal reforçar a aposta na comunicação de ciência e na divulgação da cultura científica. Que nos dizem então os números? Isto (ontem publicado no Jornal Público)*:

– 35 por cento dos portugueses dizem não se interessar de todo por descobertas científicas e progresso tecnológico [o quarto valor mais elevado entre os 27, atrás da Roménia, Lituânia (ambas com 37 por cento) e Bulgária (36 por cento)]

– Apenas 14 por cento dos portugueses se dizem “muito interessados” nas novidades científicas e tecnológicas, o terceiro valor mais baixo da UE (atrás da Bulgária e da Lituânia), e muito aquém da média comunitária de 30 por cento.

– Os portugueses são também dos europeus que se consideram menos informados sobre as novidades relativamente à ciência e tecnologia, com somente 3 por cento a dizerem-se “muito informados” (o valor mais baixo entre os 27), 38 por cento “moderadamente informados” e 57 por cento “mal informados”, o terceiro valor mais elevado entre os 27 (atrás da Bulgária e da Roménia).

* Inquérito conduzido em Portugal pela TNS Euroteste, entre 30 de Janeiro e 16 de Fevereiro passado, junto de 1027 pessoas.

Publicado por Sílvio Mendes

One response to “Avaria no barómetro ou os portugueses andam mesmo de costas viradas para a ciência e tecnologia?

  1. As pessoas interessadas em Ciência em Portugal podem não ser tantas como em outros países mas acho que o panorama está a melhorar. Além disso existem também mais cientistas empenhados em comunicar ciência com o público e nos últimos 3 anos houve uma explosão de gabinetes de comunicação em institutos de investigação e universidades Se existirem pessoas capazes, pode-se fomentar o interesse pela ciência, e existe ciência muito boa a ser feita em Portugal e motivo de orgulho para muitas pessoas. Podemos estar ainda longe do que seria uma situação ideal, mas estamos no bom caminho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s