Simpósio XPTO

xpto

Chi-Ró: Christo

Durante algum tempo andei intrigado pela origem da expressão “XPTO”, usada frequentemente como referência a algo muito sofisticado. Seria uma marca, uma referência num filme ou livro? Fui perguntando a amigos sem sucesso, mas quase todos supunham tratar-se de algo ligado à ficção científica. Já quase tendo perdido esperança de encontrar uma resposta, não deixei de ir perguntando. Qual foi o meu espanto quando a resposta proveio de uma amiga que estuda história medieval! Com toda a naturalidade, ela explicou-me que «XPTO» era a forma de abreviar o nome de Cristo, através das letras gregas Chi (X) e Ró (que tem a forma de um ‘P’ em grego). Suponho que ao designar algo como «XPTO» se queria implicar que algo era divino ou transcendente, mas o seu sentido original terá sido perdido. Ironicamente, hoje usamos «XPTO», isto é, Cristo, para nos adjectivarmos um computador avançado.

Outro exemplo curioso da evolução da linguagem é a palavra «simpósio». O termo é hoje usado sobretudo num contexto académico, em que vários interlocutores que se dirigem a uma audiência (estritamente, sem o formato de pergunta-resposta). Distingue-se de um «colóquio» – mais apropriado para uma apresentação individual – ou de uma mesa-redonda – em que os vários interlocutores debatem entre si perante um público (ou. no caso das mesas redondas na televisão. tentam gritar por encima dos outros, procurando ganhar o debate não por via do argumento mas dos decibéis, tendo um moderador que é um insulto ao nome pois é tão frequentemente enviesado).

Simpósio

Hetaerae Symposium

Mas voltando a «simpósio». A palavra provém do grego ‘sin’ (com) e ‘posis’ (beber), isto é, beber juntos. Na tradição helénica, aplicava-se tanto a um debate como a um encontro para confraternizar, cantar, jogar, por vezes com a presença de dançarinas ou prostitutas. Um bacanal. Tinha é de haver bebida e companhia. O Bairro Alto num sábado à noite é pois um grande simpósio. À esquerda, está um desenho em vaso de um simpósio hetearae, i.e., com a presença respeitada de uma cortesã culta, que participava no simpósio juntamente com os homens.

Com os trabalhos de Platão e Xenofonte, intitulados Simpósio, o termo passou a ser usado no sentido mais estrito de conferência para discussão de temas mais eruditos ou académicos. Mas quem já participou numa conferência científica, sabe que depois das sessões da manhã e tarde se segue um simpósio na tradição antiga.

Publicado por André Levy

6 responses to “Simpósio XPTO

  1. Muito obrigado Levy por esclareceres duas dúvidas que também eu tinha.

    É bom ir ao fundo dos conceitos, para que eles nos continuem a surpreender. Abraço.

  2. Certa vez um homem ficou encurralado no alto de um precipício. De um lado um animal selvagem se aproximando. Do outro lado o mar.
    Havia um sábio meditando e o homem pediu ajuda. O sábio escreveu no chão XPTO. O homem não entendeu nada e o sábio explicou:
    X = 10 em romano
    P = pe
    T = te
    O = zero, nada
    Ou seja o homem deveria se despir, se jogar no mar e nadar (XPTO = despete e nada)…

  3. ESTE É ORIGINALMENTE O SÍMBOLO DA ORDO ILLUMINATI. TODOS OS DEMAIS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SÃO UMA FARSA, UMA TENTATIVA DE DESVIAR DO REAL SIGNIFICADO DO SÍMBOLO.

  4. «O seu sentido original terá sido perdido. Ironicamente, hoje usamos «XPTO», isto é, Cristo, para nos adjectivarmos um computador avançado»
    Pois essa explicação grega não faz muito sentido. Desde que comecei a utilizar essa expressão, mais ou menos, desde 2002. Mas na altura estava convencido que a expressão vinha do robô que entra na saga Star Wars e que se chama XPTO. Parece-me que esta explicação é bem mais adequada com o significado.

  5. “que tem a forma de um ‘P’ em latim”. Não, em grego, letras maiúsculas é “XPTO” pois o rho maiúsculo escreve-se como o P latino (embora os sons não tenham nada a ver).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s