Novo instituto internacional de saúde mental abre portas em Lisboa

O Lisbon Institute for Global Mental Health (LIGMH) apresenta-se publicamente a 16 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 18h.

cor_horiz

O novo Instituto propõe-se dar continuidade aos projetos de saúde mental global desenvolvidos nos últimos anos através da colaboração entre a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Organização Mundial de Saúde, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Instituto terá como principais objetivos gerar conhecimento inovador, desenvolver atividades de formação e prestar colaboração técnica a governos e organizações não-governamentais nas áreas de saúde mental e determinantes sociais; doenças mentais e doenças crónicas; políticas e serviços de saúde mental; saúde mental e direitos humanos.

As atividades do Instituto terão como base uma perspetiva de saúde pública. A evidência científica e o interesse público representarão as duas forças básicas do seu compromisso técnico e moral.

O LIGMH integrará entre os seus membros institucionais a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (instituição promotora e acolhedora), a Escola Nacional de Saúde Pública e a Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com um Conselho Científico Internacional, composto por algumas das personalidades científicas de maior prestígio mundial na área da saúde mental global.

Entre as iniciativas que integram a ação do Instituto no futuro imediato destacam-se a coordenação da Gulbenkian Global Mental Health Platform, com projectos no Brasil, na Índia, Geórgia, Cabo Verde e Portugal, a coordenação da EU Joint Action on Mental Health and Wellbeing, a coordenação de vários Work Packages do EU Mental Health Policy Consortium, a coordenação do Gulbenkian Global Health and Health Diplomacy Course e a colaboração no International Master on Mental Health Policy and Services.

As quatro dimensões do Lisbon Institute of Global Mental Health (LIGMH):

Gulbenkian Global Mental Health Platform
A Plataforma promove iniciativas que apoiam os esforços da OMS para melhorar a saúde mental das populações em todo o mundo, e em particular nos países de poucos recursos.

Projetos de saúde mental na União Europeia
Um dos principais objetivos do LIGMH é contribuir para desenvolver um plano de ação continuado em políticas de saúde mental na Europa.

Ensino
O LIGMH pretende desenvolver em colaboração com a FCM/NMS atividades de formação para líderes de saúde mental de todo o mundo.

Investigação
O desenvolvimento de estudos epidemiológicos e de investigação de serviços de saúde mental a nível global é um objetivo prioritário do LIGMH .

Saber mais: Site Oficial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s