Edgar Martins, o “fotógrafo-astronauta” português

Este slideshow necessita de JavaScript.


O jornal britânico The Independent deu, no passado fim-de-semana, especial destaque às fotografias de Edgar Martins, que nasceu em Portugal (em 1977) e cresceu em Macau. Está a expô-las actualmente em Londres, até 29 de Maio. A 19 de Junho, a exposição estará no edifício principal da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal). E seguirá para países como França, Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Japão.

A exposição chama-se The Rehearsal of Space and the Poetic Impossibility to Manage the Infinite (O Ensaio do Espaço e a Impossibilidade Poética de Conter o Infinito) e apresenta 86 fotografias que vão da escala macro – foguetes, satélites, módulos de treino, salas limpas – aos componentes micro, quase invisíveis ao olho humano. Foram captadas em estabelecimentos da Agência Espacial Europeia (ESA) e parceiros, passando por cerca de vinte locais, como Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, Espanha, Rússia, Cazaquistão e Guiana Francesa. Foi mesmo a primeira vez na história da ESA que um artista teve acesso exclusivo às suas instalações, staff, programas, tecnologia e parceiros.

Edgar Martins, que trabalhou as imagens desde 2012, confessou à revista de domingo do jornal The Independent que também ele desejou tornar-se astronauta quando era criança. Através da fotografia, acabou por realizar o sonho de uma forma alternativa: colocando a história e o espólio da ESA em diálogo com as artes e o público em geral.

O projecto aprofundou ainda mais uma convicção que Edgar Martins já tinha: os programas de exploração espacial têm uma importância fundamental no desenvolvimento da ciência, engenharia, educação, medicina e inspiram aplicações com consequências positivas para todos nós no futuro, como disse ao The Independent.

Saber mais: Notícia no site da ESA | Notícia do The IndepentSite de Edgar Martins | Site da Exposição em Londres

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s