Primeira nova espécie de peixe de Timor Leste

O Triângulo de Coral é a zona de maior biodiversidade marinha do mundo. Contem 2,228 espécies de peixe (37% do número total de peixes existentes no mundo) e 605 espécies de coral (76% total) . (Para mais ver aqui.) Geograficamente inclui as ilhas da Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Ilhas Salomão e um dos mais jovens países do mundo, Timor Leste, que se tornou efectivamente independente em 2002. Em 2007, estabeleceu-se o primeiro parque natural de Timor Leste, que recebeu o nome de um herói da FRETILIN e do movimento pela indpendência nacional: Nino Konis Santana. O parque inclui uma zona terrestre e marinha, parte do triângulo de coral.

coral triangle

O estudo do parque marinho e restantes águas revelou que Timor Leste é o terceiro país com maior biodiversidade de peixes de coral do mundo, com 967 espécies. E recentemente foi descoberta uma nova espécie, a primeira nova espécie descoberta no jovem país: o gobídeo  Evoita santanai.

Evoita santanai

Evoita santanai

Greenfield, DW & Erdmann, MV. 2013. Eviota santanai, a new Dwarfgoby from Timor-Leste (Teleostei: Gobiidae). Zootaxa 3741 (4): 593–600
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s