Carta de Um Aluno (com humor)

5Um aluno que reprovou num exame de de Microbiologia resolve escrever um email ao professor.

Caro Professor,

Venho por este meio mostrar a minha profunda tristeza ao saber que reprovei à sua cadeira. Devo dizer que não estava à espera de uma nota tão baixa.

De uma forma geral os resultados estão dentro da normalidade, pois passaram dois alunos entre os quarenta e seis inscritos. No entanto, devo confessar que não faço a menor ideia de como obtive apenas um «cinco». Não esperava tirar 20, é certo. Até porque não respondi a quatro questões, e só fiz exame para 14. Mas estava confiante de tirar ao menos um 9 e que depois o professor o pudesse esticar para 10.

Devo dizer-lhe, caro professor, que o exame não era pêra doce. Havia questões muito difíceis, como a «Explique a diferença entre uma bactéria gram-positiva e gram-negativa». Certamente que o professor sabe que metade de nós chumbou a Cálculo I e Cálculo II (assim como a Álgebra), pelo que colocar uma questão destas é de muito mau gosto.

Quanto à pergunta «Quais as características de um agente antimicrobiano ideal», penso que deveria ser anulada, pois na vida (seja em escala micro ou não) não existe nada que seja ideal ou perfeito, e, como tal, a pergunta deixa de ter qualquer sentido. 

Já a questão «Como pode a microbiologia ser aplicada na indústria», penso que tinha rasteira, e por isso respondi «Não pode, caso a ASAE esteja presente».

Só me senti confiante quando cheguei à pergunta «Defina biofilme, dando dois exemplos». Aí eu expliquei que se trata de um filme de origem biológica, e dei como exemplo os meus preferidos: o Biomatrix e o Biosenhor dos Bioanéis.

Resta-me, por fim, colocar a questão que me levou a escrever-lhe: É possível realizar uma prova complementar ou um exame oral? Acredito sinceramente que o meu «cinco» pode ser melhorado, pois estou confiante que tenho capacidades para mais.

Sem outro assunto de momento, apresento os meus melhores cumprimentos,

            O Aluno

P.S. – Aproveito para o informar que estou a vender uma máquina de espremer laranjas em segunda mão. O equipamento está em muito bom estado e o preço é negociável. Se o professor estiver interessado, não hesite em contactar.

Publicado por Pedro Lino

Deixe uma Resposta

