Documentário «Abelhas e Homens» estreia esta semana em Lisboa

1390744_732132293467467_1140779503_n
Estreia amanhã, 10 de Outubro, o documentário «Abelhas e Homens – E se as abelhas desaparecessem?». O filme, da autoria de Markus Imhoof, estará em exibição no Cinema City Alvalade, em Lisboa.

Sinopse:
«De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais que a simples morte de uns quantos insectos e bem mais do que apenas uma questão de mel.
Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona.
Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas.»

Nota do Realizador (resumida):
«Na luta das abelhas contra a economia de mercado neoliberal, há um momento em que u negociante de abelhas pressiona os apicultores e estes pressionam as suas abelhas a aumentar ainda mais o seu desempenho. As abelhas tornaram-se trabalhadores escravizados, uma máquina a quem basta apertar um botão para pôr a funcionar. Correndo o risco de soar presunçoso, posso até dizer que esse filme é um pouco como os Tempos Modernos do Chaplin contado pelas abelhas» (Markus Imhoof, Realizador)

Saber mais: Site oficial | Facebook Oficial

 Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s