Nova espécie no mercado

O celacanto, uma linhagem de peixes próximas dos peixes pulmonados e tetrápodes, era tido como extinto no Cretáceo Superior,  há 65 milhões de anos. Mas a 23 de Dezembro de 1938, a curadora de museu Marjorie Courtenay-Latimer reconheceu um espécimen entre a recolha de um pescador local na costa leste da África do Sul, ao largo do Rio Chalumna (agora Tyalomnqa). A espécie recebeu o nome da sua descobridora e do rio (Latimeria chalumnae), e o distintivo de “fóssil vivo”. Desde então outros espécimenes foram descobertos e, em 1998, uma segunda espécie foi descoberta em águas Indonésias (Latimeria menadoensis). Este ano foi sequenciado o seu genoma e clarificado a sua posição filogenética (ver Nature v. 496, pp. 311).

Celacanto (Latimeria chalumnae)

Celacanto (Latimeria chalumnae)

Esta história sempre me alertou para a importância de ir às compras com os olhos de um taxónomo (até para não me venderem gato por lebre; o que entre o pescado não é invulgar). A recente descoberta de uma nova espécie de esquilo voador num mercado no Laos sublinhou esta necessidade.

Produtos florestais selvagens à venda num mercado no Laos. (Photo de Daosavanh Sanamxay.)

Uma importante porção do rendimento e alimentação das comunidades rurais no Laos (assim como noutras regiões do mundo) depende da recolha de produtos florestais, incluindo carne. Isto implica a destruição do ambiente florestal e a caça, duas ameaças directas à conservação das comunidades selvagens. Os esquilos em particular estão entre as carnes selvagens mais comercializadas nos mercados locais.

Esquilos num mercado em Laos. (Photo de Daosavanh Sanamxay.)

Em Setembro de 2012, uma equipa da Universidade Nacional de Laos vigiava os mercados. Num dos pequenos mercados locais, uma aluna de Mestrado, Daosavanh Sanamxay, descobriu uma nova espécie de esquilo voador gigante, que veio a receber o nome Biswamoyopterus laoensis. Trata-se do segundo membro do género, o outro sendo B. biswasi, uma espécie ameaçada conhecida apenas por um exemplar colhido em 1981 na Índia. Pouco se sabe ainda da nova espécie, mas tudo indica que o seu estatuto de conservação também é crítico.

Visão ventral de Biswamoyopterus laoensis (Photo de Daosavanh Sanamxay.)

Sanamxay, Daosavanh; et al. 15 Jul. 2013 Rediscovery of Biswamoyopterus (Mammalia: Rodentia: Sciuridae: Pteromyini) in Asia, with the description of a new species from Lao PDR. Zootaxa 3686 (4): 471–481.

[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]

Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s