Ciência lá fora (3): Uma Invasão e os Museus de Ciência

Leão na exposição "Invasão da Casa Andresen" - autoria da foto: João Monteiro

Leão na exposição “Invasão da Casa Andresen” – autoria da foto: João Monteiro

Terceiro post da categoria “Ciência lá fora”, que tem o intuito de dar a conhecer iniciativas de divulgação de ciência que decorram pelo país. Esta secção pode ser vista como uma espécie de agenda ou guia de sugestões de actividades de divulgação científica destinadas ao público.

DESTAQUES:
//
 Para quem gosta de animais e da vida selvagem, sugiro uma visita à exposição Invasão à Casa Andresen – animais de museu, que pretende recriar um espaço em que animais exóticos invadiram a casa que pertenceu aos familiares da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Mas há mais! Todo este piso está às escuras, pelo que os visitantes terão de usar as lanternas entregues à entrada para explorar este espaço, em que os animais preservados através de um inovador processo de taxidermia se encontram em posições naturais e em equilíbrios prodigiosos quase impossíveis.
No piso superior explica-se então o que é a taxidermia, e como foi possível obter os animais preservados naquelas posições deslumbrantes.                                            As crianças com menos de 5 anos não pagam a entrada; crianças, idosos e com cartão jovem pagam 1,5€ e adultos pagam 2,5€. A exposição está aberta de terça-feira a sexta-feira das 14h às 22h, e no fim-de-semana das 10h às 22h.            Data: 18 de Maio a 18 de Novembro de 2013                                                                  Local: Jardim Botânico do Porto, Rua do Campo Alegre, 1191

// O Museu da Ciência de Coimbra oferece-nos algumas actividades para os próximos dias. Comecemos com a exposição interactiva Alberti Digital que nos permite ficar a conhecer a influência de Leon Battista Alberti (1404-1472) na arquitectura. Os sábados são dias de ateliers para os mais novos. Este sábado, dia 15 de junho, é dedicado à exploração dos céus, dando a conhecer o funcionamento de vários transportes aéreos, do balão ao foguetão.

// Também o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, tem várias actividades para os próximos dias: Actividade de animação cultural Dança e Movimento dirigida aos mais novos, e Tardes de Origami com matemática à mistura, no sábado dia 15 de Junho. Para quem quiser saber mais sobre a história do universo, a formação do nosso planeta e a evolução da vida na terra, pode visitar a exposição Do Big-Bang ao observador cósmico, na Sala Bocage, das 16h às 18h, de domingo, 16 de Junho.

OUTROS EVENTOS:
Actividade, saída de campo, conferências: Earthcaching Weekend
Data: 15 e 16 de Junho, 10h
Local: Centro de Ciência Viva de Estremoz

Palestra: Dinossauros – novas técnicas, velhos mitos
Data: 14 de Junho, 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Silves

Conversas, passeio: Há vida no Parque – Répteis
Data: 14 e 15 de Junho (horários: ver ligação)
Local: Fundação Serralves – Porto

SUGESTÃO:
Vídeo de educação ambiental do projecto Charcos com VidaEste projecto tem envolvido escolas de todo o país.

Publicado por João Lourenço Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s