Novo Filo!!

Se a descoberta de uma nova espécie já é um evento assinável, tanto maior será a descoberta de um novo grupo de um nível hierárquico mais elevado, um género ou família. Descobrir e descrever um novo filo, a partir de espécimenes vivos, é um feito notável. O filo é o nível abaixo de Reino, e corresponde a grupos contendo organismos com organizações ou planos de vida (bauplan) distintas. (No reino animal, o Câmbrico correspondeu a uma fase de grande diversificação de planos de vida e proliferação de filos, vários dos quais se extinguirão. )
O grupo era referido anteriormente como  ‘picobilifites’ por serem eucariontes biflagelados de muito pequeno tamanho:  2.5–3.8 × 2–2.5 µm. Pensava-se que seriam capazes de fotossíntese. O trabalho recente descreveu a espécie Picomonas judraskeda e conclui que este grupo de plankton marinho é na verdade heterotrófico. O estudo mais detalhado desta espécie levou à criação de um novo filo: os Picozoa.

Picomonas judraskeda

Picomonas judraskeda

Seenivasan R, Sausen N, Medlin LK, Melkonian M (2013) Picomonas judraskeda Gen. Et Sp. Nov.: The First Identified Member of the Picozoa Phylum Nov., a Widespread Group of Picoeukaryotes, Formerly Known as ‘Picobiliphytes’. PLoS ONE 8(3): e59565. doi:10.1371/journal.pone.0059565
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s