Nova espécie colorida de lagarto

Calotes bachae, encontrada no Vietname

Calotes bachae, encontrada no Vietname

Populações ancestrais e alopátricas (habitando zonas geográficas distintas) de uma espécie podem divergir ao longo do tempo, dando origem a duas espécies sem que hajam alterações morfológicas evidentes. Porém, na medida em que essas populações separadas no espaço têm histórias evolutivas independentes, elas vão acumulando diferenças ao nível do seu ADN que podem ser neutras, i.e., não ter impacto na adptidão (ou fitness) dos indivíduos, na sua sobrevivência e reprodução. Essas diferenças, surgidas ao acaso, e acumuladas em cada uma das duas linhagens são evidência da sua história independente, e podem constituir evidência de que as populações constituem verdadeiras espécies distintas. Não há uma «regra de ouro» sobre quantas diferenças fixas em cada linhagem são necessárias para legitimar a atribuição da categoria espécie. Procura-se, por um lado, comparar o nível de diferenças observadas entre espécies bem estabelecidas e, por outro lado, procurar outro tipo de diferenças que existam entre as linhagens, e.g., ecológicas, morfológicas. Com o advento e mais fácil acesso a técnicas de sequenciação do ADN, há um esforço internacional para recolher informação de certos marcadores de todas as espécies animais por forma a estabelecer um inventário de “códigos de barras” específicos para cada espécie (DNA bar-coding). Tal permitiria a identificação expedita de espécimenes, ou identificar o conteúdo da alimentação de um animal a partir do ADN no seu bolo alimentar ou dejectos.

Neste contexto, taxa outrora considerados como sendo a mesma espécies estão a revelar diferenças ao nível molecular que leva os cientistas a re-examinarem a morfologia dos taxa. Tal foi o sucedido com um lagarto colorido no Vietname que se julgava ser a espécie Calotes mystaceus (ver abaixo), espécie semelhante encontrada na Birmânia e Tailândia.

Durante o período de acasalamento, os machos — que chegam aos 28 centímetros de comprimento — assumem cores muito vivas, desde o azul cobalto ao turquesa, que jogam um papel na atracção das fêmeas e na intimidação de outros machos.  As cores são sobretudo vivas durante o dia; durante a noite os machos assumem um castanho escuro, sem qualquer coloração viva.

Durante um levantamento dos répteis e anfíbios no Parque Nacional de Cat Tien, no Vietname, foram partilhados espécimenes do que se julgava serem C. mystaceus com um grupo de  cientistas Russos, que ao realizarem trabalho molecular no âmbito do seu estudo de “codificação de barras – ADN” desvendaram que os espécimenes do Vietname são molecularmente distintos dos da Birmânia e Tailândia. Estes resultados levaram os cientistas a re-examinar as características morfológicas das diferentes populações, o que revelou existirem diferenças ao nível do tamanho e características das escamas, e ao nível da coloração dos machos, evidentes sobretudo na época de acasalamento. Em combinação, estas diferenças levaram à nomeação das populações do Vietname — presente no já referido Parque Nacional de Cat Tien, na floresta tropical densa do Parque Nacional de Bu Gia Map, mas também em parques na baixa da capital do Vietname, a cidade de Ho Chi Minh — como uma nova espécie: Calotes bachae.

Do ponto de vista de coloração, C. bachae  tem manchas ténues castanhas no dorso e uma marcação estilo-bigode amarelada; enquanto C. mystaceus tem manchas castanho escuro e um bigode branco.

Calotes mystaceus, encontrada na Birmânia e Tailândia.

Calotes mystaceus, encontrada na Birmânia e Tailândia.

Hartmann, T. et al. 2013. A new species of the genus Calotes Cuvier, 1817 (Squamata: Agamidae) from southern Vietnam. Zootaxa 3599 (3): 246–260.
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s