Nova espécie de rã voadora

Helen's tree frog | Rhacophorus helenae

Helen’s tree frog | Rhacophorus helenae

Se nos perguntarem onde se poderão descobrir, na segunda década do século XXI, novas espécies de vertebrados terrestres,  provavelmente ocorre-nos apontar zonas densas, remotas, ainda mal exploradas. A floresta tropical da Amazónia ou do Congo. Mas Jodi Rowley e a sua equipa encontraram uma nova espécie de rã em terrenos agrícolas, entre duas manchas de floresta. Um terreno com presença frequente de agricultores e situada a apenas 90 km da capital do Vietname, a Cidade de Ho Chi Minh. Contou Rawley: “Para descobrir uma nova espécie de rã, tipicamente tenho de subir montanhas, escalar quedas de água e desbastar caminho em vegetação tropical densa.”(cit) Rawley descobriu, em 2008, uma espécie de rã voadora, nativa do Vietname, numa floresta perene montanhosa, a 1470–2004 metros de altitude, conhecida como a rã vampira voadora, Rhacophorus vampyrus, devido à presença de um par de caninos proeminentes no girino.

A nova espécie, Rhacophorus helenae, recebeu o nome em homenagem à mãe de Rawley, que sofre de cancro ovariano. Aparentemente a sua distribuição está restrita a duas manchas de floresta (a reserva natural de Nui Ong Nature Reserve e a floresta de  Tan Phu) separadas por 30km, por terrenos de plantação de arroz, pelo que o seu estado de conservação está ameaçado.

Esta rã de 10 centímetros de comprimento evadiu a descoberta ao planar entre as cúpulas das árvores, a 20 metros de altura, vindo à superfícies apenas para se reproduzir em poças temporárias de água da chuva. A nova espécie foi descoberta em 2009, mas só agora foi publicada a confirmação do seu estatuto como espécie.

Rhacophorus helenae

Rowley JJL, Tran DTA, Hoang HD, Le DTT. 2012. A new species of large flying frog (Rhacophoridae: Rhacophorus) from lowland forests in southern Vietnam. J Herpetology 46: 480-487. http://dx.doi.org/10.1670/11-261
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s