Novas espécies no Mekong

O Rio Mekong nasce no Tibete (para saber exactamente onde: ver), atravessa a China, Tailândia,  Laos, Cambodja e desemboca no Vietname, sendo um dos rios mais longos e volumosos do mundo, em torno do qual vivem 60 milhões de pessoas. Destaca-se também pela biodiversidade nas suas águas e habitats em seu redor, incluindo 850 peixes de água doce e uma diversidade aquática que fica atrás apenas do Rio Amazonas. Daí a controvérsia em torno da decisão do Laos de construir a barragem de Sayaburi. A pressão humana evidencia-se também pela destruição de 30% das suas florestas envolventes nos últimos 40 anos.

Só em 2011 foram descobertas 126 novas espécies na bacia do Mekong, incluindo 82 plantas, 13 peixes, 21 répteis, 5 anfíbios e 5 mamíferos, perfazendo um total de 1,710 descobertas desde 1997. Entre as novas espécies encontra-se uma espécie de peixe-gato, Clarias gracilentus, encontrada em riachos de água doce na ilha Vietnamita de Phu Quoc, que consegue caminhar sobre a terra usado as barbatanas peitorais.

Clarias gracilentus

Clarias gracilentus

Foi também descoberto, na Tailândia, a primeira espécie de cecílio, Jarujinia bipedalis, apenas com patas dianteiras reduzidas, isto é, sem qualquer esboço de patas traseiras.

Jarujinia bipedalis

Jarujinia bipedalis

Prosseguindo da ilustração de nomes divertidos, saliento ainda a nova espécie de morcego “diabólico”, Murina beelzebub, descoberto no Vietnam.

Murina beelzebub

Murina beelzebub

[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s