Nova espécie de serpente das vinhas

Um dos processos de especiação, de geração de novas espécies, é a especiação alopátrica (do grego allos, “outro”, e patrã, pátria ou localidade). Um dos modelos deste tipo de especiação é a vicariância, onde o surgimento de uma barreira física separa populações de uma espécie, e estas populações divergem umas das outras ao ponto de surgir uma espécie nova. A divergência pode dever-se à adaptação local das populações ou simplesmente à divergência por deriva genética. O istmo de Panamá, a ligação entre a América do Norte e Sul, surgiu há cerca de 3 milhões de anos, embora constitua um corredor para espécies terrestres constitui também uma barreira entre as populações marinhas do Pacífico e Atlântico.

O processo tectónico que elevou a cordilheira dos Andes separou populações agora presentes nas faces oeste e este. Parece que foi o caso com o ancestral de duas espécies de serpente de vinhas: Imantodes chocoensis e a espécie mais próxima Imantodes lentiferus.

Distribuição de Imantodes

Distribuição de Imantodes chocoensis (círculos) e Imantodes lentiferus (quadrados).

Uma equipa liderada por Omar Torres-Carvajal do Museo de Zoología QCAZ, da Pontifícia Universidade Católica do Equador, identificou Imantodes chocoensis como uma nova espécie. Várias serpentes foram coleccionadas, em 1994, nas clorestas Chocó, no noroeste do Equador, e depositadas em vários museus de história natural. Esta região de  274,597 km2 Tumbes-Chocó-Magdalena é um pico de biodiversidade (hotspot).

O género Imantodes, ou serpente das vinhas, vive entre o México e Argentina, e distingue-se pelo corpo fino, uma pescoço desproporcionalmente delgado, grandes olhos e cabeça robusta. Vivem nas árvores e caçam rãs e lagartixas à noite. Os investigadores descobriram que espécimenes de Imantodes da zona de Chocó não possuíam uma escama grande na cabeça que está presente nas restantes espécies do género. Outros traços, assim como dados moleculares, confirmaram  Imantodes chocoensis como a sétima espécie descrita deste género.

Imantodes chocoensis

Imantodes chocoensis

Artigo: Omar Torres-Carvajal, Mario Yanez, Diego Quirola, Eric N. Smith, Ana Almendáriz. 2012. A new species of blunt-headed vine snake (Colubridae, Imantodes) from the Chocó region of Ecuador. ZooKeys 244 : 91-110.
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

One response to “Nova espécie de serpente das vinhas

  1. Pingback: 14 novas espécies de escaravelho: radiação adaptativa | Blogue VAC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s