Cinco novas espécies presidenciais

Quando se pensa ter descoberto uma nova espécie, abre-se uma lista de tarefas, algumas delas exigentes e difíceis. Há que confirmar que a espécie não foi já descrita, o que implica por vezes a consulta de bibliografia antiga, de difícil acesso, sendo conveniente a consulta com outros especialistas no grupo taxonómico. Por vezes encontra-se já referência à espécie, mas há que actualizar a sua classificação, o que envolve seguir regras de precedência e nos habilita a usar uma pletora de termos sobre sinónimos biológicos (e ter que mergulhar nas regras de nomenclatura que são distintas na Botânica e Zoologia, bactérias e vírus). Claro que haverá que descrever a espécie, contrastá-la com espécies próximas, enquadrá-la dentro da sistemática do grupo a que pertence, e depois há que lhe dar um nome.

Dependendo do autor, este pode ser um momento de homenagem a um colega ou outra individualidade, ou um momento de criatividade e alguma brincadeira. [Nunca me esquecerei de ter aprendido, na faculdade, o nome de um fungo de morfologia distinta, e que ainda o ano passado encontrei num jardim junto a minha casa em Lisboa: Phallus impudicus.]

Serve esta introdução para referir a descrição de cinco novas espécies do género Etheostoma (da família Percidae), pequenos peixes de água doce da América do Norte, conhecidos pelos seus padrões coloridos, descobertas nos Estados do Tennessee, Missouri, Arkansas, Kentucky, Kansas e Oklahoma. A presença de peixes deste género serve como bio-indicador de água de boa qualidade.

Richard Mayden (Saint Louis University) e Steven Layman (Geosyntec Consultants) descreveram as cinco novas espécies no Bulletin of the Alabama Museum of Natural History e deram-lhes nomes homenageando três ex-presidentes, (Theodore Roosevelt, Jimmy Carter e Bill Clinton), um ex-vice-presidente (Al Gore) e ao actual presidente dos EUA (Barack Obama), em reconhecimento do seu trabalho em prole da conservação e protecção da natureza. (Note-se que são todos do Partido Democrata).

O Highland darter (Etheostoma teddyroosevelt), o Bluegrass darter (Etheostoma jimmycarter), o Beaded darter (Etheostoma clinton), e o Cumberland darter (Etheostoma gore)

Spangled darter (Etheostoma obama).

Espécies originalmente descritas em:
Morphological Diversity and Phylogenetics of the Darter Subgenus Doration (Percidae:  Etheostoma), with Descriptions of Five New Species.  Steven R. Layman and Richard L. Mayden.  83 pp., 16 tables, 27 illus., color photos, November 1, 2012.
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy

One response to “Cinco novas espécies presidenciais

  1. Pingback: Novas espécies e celebridades | Blogue VAC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s