Os Sons da Ciência (37): Qual a ligação entre Júlio Verne, a Casa da Música e uma banda holandesa de música electrónica?


O Serviço Educativo da Casa da Música (Porto) assinala o dia Mundial da Criança, no dia 1 de Junho, com um concerto intitulado Verne – 20 mil músicas submarinas. O espectáculo tem como ponto de partida a obra de ficção científica de Júlio Verne, 20 mil léguas submarinas, e é o culminar de um projecto artístico e formativo que envolveu cerca de 50 professores e educadores (ver o blogue do projecto).

O imaginário da ficção científica de Júlio Verne dará assim origem à música, oriunda de instrumentos-escultura onde “predominam sonoridades recheadas de aventura”.

Como não conseguimos adivinhar o resultado sonoro do espectáculo de dia 1 de Junho, escolhemos outro tipo de banda sonora para esta entrada: a música chama-se Jules Verne, e integra o álbum Moon (1991) da banda electrónica holandesa Peru:

Nota: O próprio Júlio Verne foi um amante da música, tendo deixado uma mão cheia de canções escritas. Em 2005, aquando do centenário da morte do escritor, foi lançado em França o disco Jules Verne – mélodies inédites, que divulga canções escritas pelo próprio Verne. As interpretações são de Françoise Masset (voz) e Emmanuel Strasser (piano)

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s