Domesticação do Gado Bovino (1)

A vaca, o touro e o boi –macho castrado– pertencem à espécie Bos taurus, uma das espécies bovinas domesticadas com sucesso, e aquela que presentemente se encontra mais distribuída pelo mundo e tem maior importância económica. Inicialmente terá sido usada como fonte de leite e animal de carga e transporte, sendo apenas usada como fonte de carne (e couro) após o seu falecimento. O aproveitamento do animal é extenso, chegando-se a aproveitar os pêlos das orelhas para pincéis especializados.

Pensa-se que descende do auroque (Bos primigenius), um bovino extinto no século XVII que se encontrava distribuído na Euroásia e norte de África. A domesticação terá ocorrido no Médio Oriente, há cerca de 10 mil anos. Neste momento, existem mais de 800 raças desta espécie, fruto da domesticação, especializadas para diferentes funções (por exemplo, produção de leite ou carne) ou mais bem adaptadas para diferentes climas.

Macho adulto da raça Ramo Grande, raça autóctone da ilha Terceira, Açores (Feira Agrícola 2010, Angra do Heroísmo.

Entre estas existem 11 raças autóctones portuguesas, muitas das quais estão extintas ou em extinção, fruto da globalização e favorecimento de raças mais produtivas.

Um estudo, publicado este mês na revista Molecular Biology and Evolution (doi: 10.1093/molbev/mss092; ver resumo aqui), de Ruth Bollongino e colaboradores, analisou DNA de espécimenes actuais e DNA extraído dos ossos de 15 indivíduos de gado domesticado do Irão, datado do Neolítico à Idade do Ferro. Concluíram que a população de auroques inicialmente domesticada teria sido constituída por apenas 80 fêmeas. O número relativamente reduzido é consistente com dados arqueológicos que indicam que a domesticação inicial teve lugar numa região restrita e que o processo de domesticação e gestão sustentada dos ancestrais selvagens terá sido difícil.

Publicado por André Levy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s