Os Sons da Ciência (32): Third rock – a música do espaço


A ciência é uma aventura e a exploração espacial é eternamente apletiva! Espaço a última fronteira (Space: the final frontier) – a frase de abertura dos inúmeros episódios do Star Trek – marcou uma geração e, para mim, o fascínio pela descoberta de outros mundos e aventuras. No entanto, naveguei por outros mares e embarquei noutras descobertas mas sempre com uma banda sonora porque não há aventura sem música.

Relembro agora, com ternura, as horas intermináveis que passei no microscópio confocal a adquirir imagens de neurónios fluorescentes. A música, a minha companheira que me proporcionava momentos de alegria e de descobertas magníficas! A melhor de todas foi a KEXP, uma rádio de Seattle que me fazia ficar sempre bem-disposta: eu podia estar no escuro durante horas mas Seattle acordava inadvertidamente para um dia chuvoso… Depois foi a Pandora, uma das primeiras rádios online personalizadas. Pouco tempo depois desta descoberta, a rádio passou a estar acessível somente a partir dos Estados Unidos.

No entanto, o fascínio pelo espaço continua presente e agora até já tenho a banda sonora para a viagem: Third Rock. A Third Rock é uma rádio online desde 12 de Dezembro com um alinhamento peculiar: música fantástica e notícias da NASA. Sim, essa mesmo: a National Aeronautics and Space Administration. Entre uma música dos Arcade Fire e outra dos The XX, são incorporadas  notícias da NASA, saudações dos colaboradores, reportagens sobre o dia-a-dia dos cientistas e engenheiros da NASA, etc.

Desta forma, a NASA aposta na exploração de novos formatos para comunicar ciência e angariar apoio junto da audiência 4G , constituída por jovens adultos – uma das denominadas hard to reach.

Agora que já temos banda sonora, se alguém sabe o que se ouve no espaço é a NASA e até vamos aprendendo algumas coisas: só faltam os 200,000$ para reservar um dos lugares nos voos suborbitais da Virgin Galactic. Um passo de cada vez…

Publicado por Sílvia Castro

4 responses to “Os Sons da Ciência (32): Third rock – a música do espaço

  1. Temos no campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa um projeto que é justamente um programa de rádio sobre Rock e Ciência. O nome é Rock com Ciência e como não deve ser possível deixar link nos comentários, quem tiver interesse pode buscar no google. Nosso site tem todos os programas desde o primeiro que foi ao ar em setembro de 2010 disponível para download.

  2. Caro Rubens Pazza, muito obrigado pela sugestão e parabéns pelo projecto Rock Com Ciência, que nos parece de muito valor.
    É claro que pode partilhar o link na caixa de comentários. Aliás, aqui o deixamos desde já: http://www.rockcomciencia.com.br/

    Esperemos dedicar-lhe um post com o devido destaque muito em breve.

    Cumprimentos e boas rockadas,

    Sílvio Mendes

  3. Valeu, Sílvio!

    Abraço!
    Rubens.

  4. Pingback: Os Sons da Ciência (35): Do Brasil: programa Rock com Ciência e um regresso a Raul Seixas |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s