“É terça-feira e a Feira da Ladra…” (2): Os “Mensageiros” na Feira


Desde muito novo que acompanho o trabalho da Professora Clara Pinto Correia, tanto através das entrevistas que dava na televisão, como através das suas obras de divulgação científica. Lembro-me de ter lido, ainda no ensino secundário, o livro “Clonai e multiplicai-vos” (1997), em que a autora explicava os conceitos da clonagem, o modo como as novas técnicas poderiam ser úteis para futuras investigações e desmistificava alguns receios infundados; tudo isto, tendo por base a sua experiência laboratorial desenvolvida nos E.U.A. em clonagem de embriões de mamíferos. Mais tarde, a autora achou-se na necessidade de voltar a este tema, desenvolvendo um trabalho mais completo, virado para um público-alvo especializado, do qual resultou o livro “Clones Humanos – a nossa autobiografia colectiva” (1999), e que foi leitura proposta no nosso mestrado.

Apesar das várias publicações nas áreas da Divulgação e História das Ciências, talvez a autora seja mais conhecida pelos seus romances. Embora muitos destes estejam disponíveis nas livrarias, há alguns muito difíceis de encontrar, como por exemplo “Os Mensageiros Secundários”. Aqui, o título tem múltiplos significados que vamos descobrindo ao longo do livro; em ciência, um mensageiro secundário é uma molécula envolvida em reacções bioquímicas que permite a passagem de sinais extracelulares para o interior da célula. Neste livro, a autora consegue coligir várias temáticas de um modo coerente, sendo uma leitura interessante para quem gosta de temas como ciência, história, religião, suspense e mistério.

Menciono este livro porque procurei-o durante vários anos e só consegui adquiri-lo num alfarrabista. Actualmente, tenho dois exemplares deste livro, porque a minha mãe, desconhecendo que eu já possuía um exemplar, adquiriu outro numa visita à Feira da Ladra, há uns anos atrás. “Vê lá, nem imaginas quanto custou o livro”, disse-me quando chegou a casa. Fiquei a saber que o tinha comprado por apenas 1€!! Atendendo ao interessante conteúdo do livro, assim como à dificuldade em encontrá-lo no mercado, é caso para dizer que foi uma verdadeira pechincha.

O achado:
Título: “Os Mensageiros Secundários”
Editora
: Relógio D’Água
Data da (2ª) Edição
: 2000
Custou na Feira da Ladra
: 1€

Publicado por João Monteiro

2 responses to ““É terça-feira e a Feira da Ladra…” (2): Os “Mensageiros” na Feira

  1. E com este contributo, João Monteiro ganha o direito a levantar o livro “L’ordre biologique – une synthèse magistrale des mécanismes de la vie”, de André Lwoff (https://viveraciencia.wordpress.com/2011/10/25/e-terca-feira-e-a-feira-da-ladra-1/), na sede da Associação Viver a Ciência. Está cá (e é seu).

  2. Pingback: “É terça-feira e a Feira da Ladra…” (3): A vida de Sir Alexander Fleming |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s