Os Sons da Ciência (26): Peter Gabriel e as experiências de Milgram: «fazemos o que nos dizem para fazer»

Em 1986, 25 anos após as experiências de Milgram, Peter Gabriel grava o álbum So, onde podemos encontrar a música We Do What We’re Told (Milgram’s 37), que se refere as experiências sociais que começaram em Yale no ano de 1961.

Stanley Milgram queria averiguar  se os participantes no estudo iriam obedecer a ordens ditadas por uma figura autoritária, mesmo que essas ordens fossem contra os seus princípios e consciência. A experiência começava com duas pessoas, cada uma na sua sala. Uma delas, Pessoa A,  administraria choques eléctricos à Pessoa B,  que se encontrava noutra sala, se esta respondesse de forma errada a uma pergunta. Os choques aumentavam de intensidade por cada resposta errada. Na realidade a Pessoa B era um actor e não estava a receber os choques eléctricos, embora batesse na parede e gritasse como se estivesse, mas isto a Pessoa A não sabia. Numa experiência, 37 dos 40 participantes, administraram a voltagem mais elevada.

Na altura os resultados foram muito discutidos, pelas implicações éticas, visto que os participantes eram sujeitos a um intenso stress emocional, e pelas suas implicações sociais.

A música de Gabriel sumaria os resultados da experiência com a frase «We do what we’re told» – Fazemos o que nos dizem para fazer – embora os participantes não quisessem administrar choques eléctricos, faziam-no porque assim lhes disseram para fazer.

«we do what we’re told
we do what we’re told
told to do

One doubt
one voice
one war
one truth
one dream»

Curiosidade: A música faz parte da banda Sonora dum episódio da série de televisão dos anos 80 Miami Vice.

 

Publicado por Sílvia Castro

One response to “Os Sons da Ciência (26): Peter Gabriel e as experiências de Milgram: «fazemos o que nos dizem para fazer»

  1. interessantíssimo! não sabia disso e sou super fã deste disco, que vergonha.
    aliás, seu blog é interessantíssimo também. parabens. seguindo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s