Con(s)Ciência: Sustentabilidade na aldeia

Bem-vindos ao Centro de Convergência! Vindos da cidade foram viver para o Alentejo profundo e agora ajudam a Aldeia das Amoreiras a ser mais Sustentável. Venha conhecer, aproveitar e discutir esta linda comunidade.

Entre a serra, a planície e a praia, a Aldeia das Amoreiras é um sítio bem pacato para quem está habituado à densidade da vida urbana. André Vizinho foi um dos fundadores em 2007 do sítio que queria “fazer a ponte entre a cidade e a aldeia”, o Centro de Convergência.

Nos últimos três anos a vivência conjunta nas Amoreiras trouxe muitas actividades que contribuíram para o desenvolvimento local. Numa entrevista exclusiva para o blog VAC, André apresenta-nos o projecto Aldeia Sustentável, que hoje e amanhã é celebrado (e que aqui é apresentado).

Ouça aqui em exclusivo a Entrevista a André Vizinho do Centro de Convergência:

Parte 1 de 2 (8:45)

O que é o Centro de Convergência?

 Parte 2 de 2 (9:13)

O Projecto Aldeia Sustentável. Mas que sustentabilidade?

Neste Projecto, “em que a base é a participação”, o primeiro passo foi colectar os sonhos da população. Agora, após caracterizar sociologicamente os habitantes, o centro facilita os grupos de trabalho a realizar as aspirações da aldeia.

Com a desertificação crescente da área, a aldeia conta com cerca de 200 habitantes. Pedi à Dona Céu, uma das activas residentes, para usar a sua inspiração poética para presentear os leitores aqui do blog. Muito trabalho no monte não permitiu, mas mostra-nos desabafos de uma velha aldeia que se quer encontrar.

Poesia D. Céu, Aldeia das Amoreiras

Publicado por João Cão
Nota: A Entrevista completa e o artigo “Con(s)ciência: Biotecnologia para muita, muita, mesmo muita gente” que retratavam o CiB- Centro de Informação de Biotecnologia – foram retirados do blog a pedido de Pedro Fevereiro, presidente do CiB.

2 responses to “Con(s)Ciência: Sustentabilidade na aldeia

  1. Pingback: CC em entrevista no Viver a Ciência «

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s