Esclarecimento sobre o artigo “Conhecer a Terra ou o Espaço”

Na sequência do post “Conhecer a Terra E o Espaço”, publicado no blogue astroPT como reacção a um texto publicado neste blogue (“Conhecer a Terra ou o Espaço”, assinado por André Levy), parece-nos legítimo deixar aqui alguns esclarecimentos para melhor situar a identidade deste blogue.

A Associação Viver a Ciência (VAC) pretende contribuir para a promoção da ciência e da carreira científica. É uma entidade sem fins lucrativos, que entre várias actividades e publicações de divulgação científica, trabalha para angariar fundos privados para projectos de investigação a ser realizados em Portugal, financiamentos estes que são atribuídos merocraticamente por um júri internacional de reconhecido mérito. Os projectos e artigos de divulgação científica assinados pela VAC, onde se inclui um artigo sobre a procura de vida fora da Terra , são realizados com o maior zelo e envolvem uma revisão científica cuidada sobre cada matéria.

O blogue www.viveraciencia.wordpress.com é uma iniciativa da VAC, permanentemente aberta à participação da comunidade científica, que se assume como um blogue colectivo, livre e heterogéneo de temas relacionados com ciência. Os colaboradores do blogue são voluntários e a VAC tem grande respeito académico por todos aqueles cuja participação aceita e baseando-se nesse respeito parte da premissa que estes têm contribuições pessoais válidas a dar ao debate sobre as mais diversas temáticas científicas.

Consideramos basilar que se faça a distinção entre um artigo científico, ou um texto que visa a divulgação científica de uma área específica, e um texto de opinião. Entendemos que André Levy produziu legitimamente um artigo pessoal sobre o financiamento dado à Astrobiologia, que considera excessivo em comparação com outras áreas de saber. Este é o seu entender, representa o seu ponto de vista e não o da Associação Viver a Ciência, e embora possamos sugerir que o seu autor repense, como aliás fez, com calma e ponderação o modo como veiculou as suas opiniões, subscrevemos o direito que André Levy tem, como membro idóneo da comunidade científica, de tecer os seus considerandos. Não há nenhuma guerra em curso entre as diversas áreas científicas nesta Associação e a “ignorância científica” não faz, certamente, ninho em cenários que permitam o debate de ideias. Há uma disponibilidade constante para aceitar novas colaborações e/ou a publicação de textos de réplica.

Lamentamos sinceramente que este artigo tenha ofendido os cientistas ligados à Astrobiologia porque acreditamos não ter sido essa a sua intenção. Não concordar com a opinião exposta nesse mesmo artigo e refutá-la com base num conhecimento científico mais aprofundado, é um direito que assiste a qualquer leitor do blogue e que deverá ser exercido. No entanto, lastimamos o debate estéril que foi gerado em torno do mesmo, canalizando-o para caminhos que nada têm a ver com a ciência em si.

Neste blogue, serão bem-vindas contribuições futuras que ajudem a esclarecer temas relacionados com a Astrobiologia, os seus objectivos, as suas conquistas, o seu financiamento ou o modo como esta pode promover o conhecimento do fundo dos oceanos, por exemplo. Deste modo, deseja-se que esta plataforma de comunicação sirva para mostrar a pluralidade de opiniões que existe dentro da  comunidade científica.

O autor do texto visado, entendendo que este gerou uma série de mal entendidos, os quais não tem conseguido desfazer nas caixas de comentários do nosso blogue e no astroPT, irá reformulá-lo de modo a melhor expor a sua opinião que se centra na gestão do financiamento limitado em ciência e não numa afronta a uma área do saber.  [O novo texto de André Levy pode ser lido aqui].

[Nota (18/08/2010): Respondendo positivamente ao desafio lançado pela VAC neste esclarecimento, Maria Cruz, Zita Martins e Pedro Russo (em colaboração com Joana Martins), produziram o texto “Fascinar Darwin e Galileo” para publicação neste blogue. O mesmo já se encontra disponível para leitura.]

Publicado por Associação Viver a Ciência

2 responses to “Esclarecimento sobre o artigo “Conhecer a Terra ou o Espaço”

  1. Da minha parte, agradeço o vosso esclarecimento.
    Já vos respondi no meu blog:
    http://astropt.org/blog/2010/08/06/conhecer-a-terra-e-o-espaco/
    Incluindo mais uma pequena informação sobre financiamentos.
    A única coisa que se espera de uma opinião é que seja, no mínimo, informada.

    Cá fico à espera do novo texto sobre financiamentos.

  2. Pingback: Terra no Espaço |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s