Reflicta sobre “A cultura portuguesa em Negativo” na segunda sessão do ciclo “Ciência em Português”


José Eduardo Franco,
investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, conduz, na próxima sexta-feira, às 18h30, no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, uma palestra intitulada “A cultura Portuguesa em Negativo: “Anti-semitismo, antijesuitismo, antiprotestantismo, antimaçonismo, anticomunismo, antifeminismo,…”.

É a segunda vida do ciclo de palestras “Ciência em Português”, estreada a 21 de Maio com o tema “Energia Solar Fotovoltaica”. E, como regra sagrada do ciclo, a entrada continua a ser livre para os visitantes.

Sinopse:
«Abordaremos de uma forma analítica algumas das mais significativas correntes e discursos centrados numa percepção negativa de um ‘Outro’ (p. ex. antisemitismo, anticlericalismo, antifeminismo, anticomunismo, antimaçonismo, antiamericanismo, …) no âmbito da história da cultural portuguesa. Neste sentido, procuraremos compreender de que modo os discursos propagandísticos e intolerantes criaram e demonizaram as diferenças. Lançaremos, pois, um olhar hermenêutico sobre a história da cultura através de imagens em ‘negativo’, para empregar uma metáfora fotográfica.»


Este texto integra o dossier especial criado para o “Ciência na UL” (conjunto de actividades que inclui o ciclo de palestras “Ciência em Português”, uma série de artigos publicados em jornal – “Um investigador em Portugal” e curtas-metragens com investigadores – “Ciência na 1ª pessoa”).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s