Dia histórico para o Acelerador de Partículas (LHC)

E hoje, o Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, está a inscrever o seu nome na história:  “É o início de uma nova era”, considerou a cientista Paola Catapano, porta-voz do CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear. E porquê?
«O acelerador de partículas do CERN, em Genebra, conseguiu hoje realizar a maior experiência de colisão de partículas alguma vez realizada, recriando os primeiros momentos do Universo após o Big Bang.» (SIC On-line).

E falamos ainda de metade do potencial do aparelho: «Até agora, esta é a maior concentração de energia jamais alcançada pelo homem, mas ainda fica a metade da potencialidade final da máquina. Até Dezembro de 2011, o LHC estará a funcionar a metade da sua potencialidade, recriando no entanto já as condições de temperatura e densidade de energia no início do Universo, nos primeiros milionésimos de segundo após o Big Bang, há 13.700 milhões de anos. Depois, irá parar por 13 meses, para ser preparado para passar dos sete para os 14 TeV.» (Público)

Acompanhe em directo as imagens festivas (mas também esclarecedoras e informativas), disponibilizadas via webcast pelo CERN. Canal transmite até ao final do dia.

E aqui fica o vídeo promocional do LHC First Physics:

Publicado por Sílvio Mendes

22 responses to “Dia histórico para o Acelerador de Partículas (LHC)

  1. Grande passo para humanidade, viva o pensamento humano, “deus está morto!”.

  2. ou está cada vez mais vivo? ;)

  3. concordo caro amigo^^… o povo acha que com isso vai provar alguma coisa hehehe, quanto mais a ciência tenta provar que Deus não existe ela acaba provando o contrário… e não se esqueça Joao, ele não fala de nosso Deus pq escreveu com (d). essa é a verdade.

  4. É ignorância dizer que Deus existe ou não baseado em experimentos cientificos. Não há uma guerra entre a ciência e a religiosidade, existe sim, seres humanos com sede de sabedoria e necessidade de fé, e a vontade natural de descobrir as coisas, vontade essa tão natural e sadia, que até a própria existência de Deus se deriva dessa busca, tão criticada pelos religiosos.

  5. Concordo com o Junior. Não é preciso separar a ciência da religião. Penso que Deus é o criador de tudo, inclusive de tudo o que o homem descobre dentro da ciência. Se Deus criou o Universo e tudo que hoje há nele, por que não criá-lo com o Big Bang mesmo? Acredito que é uma ignorância da sociedade querer provar a existência de Deus. Por mais que cientistas recriem a criação do Universo, será que nunca ninguém parou pra pensar de onde vem a força das reações, sejam elas químicas ou biológicas?

  6. O homem descobre as leis da física, as leis da matemática, as leis da natureza etc…
    São coisas INVISÍVEIS mas que existem sim.
    E existiam mesmo antes do homem DESCOBRÍ-LAS.
    São leis que regem o mundo e o universo onde vivemos e no entanto há AINDA quem sugira que tudo isso é obra do ACASO…

    O mesmo ocorre aqui. Neste experimento.
    As mentes mais inteligentes no assunto foram reunidas para tentar comprovar algo. Ou seja, sem inteligência nada disso seria possível. Sem cientistas altamente capacitados nem essa simulação da CRIAÇÃO do universo seria possível.

  7. Temos que apostar todas as fichas nessa maravilha da engenharia nuclear. Esta máquina finalmente podera nos mostrar pelo menos as pistas de como tudo começou a 13 bilhões de anos atraz. Os cientistas afirmam que criar buracos negros poderá ser possível, mas impossível que estes engulam a terra pelo simples fato de atirem o tamanho máximo de um grão de areia. Tudo pode ser possível em se tratando de experimentos que recriem particulas inexistentes aqui na terra e até mesmo os pequeninos buracos negros.
    Vamos torcer para que tudo de certo.

  8. Demétrio de Moura Lima

    Não se trata, aqui, de provarmos ou não a existência de Deus. A ciência precisa avançar, sem os limites e o inquisitorial dogmatismo religioso. Coexistindo – filosofia e ciência – a Humanidade terá condições de buscar novos paradigmas para se firmar delimitando nossa presença no infinito cósmico.

  9. A questão à qual se quer responder não é se existe deus ou não…
    A questão é: “Quem ou o que é deus?”

  10. Viajante da Ilusão

    Pô pessoal da Ciência vamo inventá logo essas particula que eu quero me teletransportá pras galaxia, voá com minha nave espacial, transformá foia de milho em dinheiro, tirá umas férias na lua, seilá, coisas que eu vejo na jornada das estrela, mai vai logo que esse mundão tá indo pro brejo !!!

  11. Pingback: Blogue VAC: Os números de 2010 |

  12. !!!!! NÓS SOMOS DEUS!!!!! E DEUS ESTÁ DENTRO DE NÓS!!!!! E NÓS
    ESTAMOS DENTRO DE DEUS!!! Se esse experimento der certo ou for um fracasso, nada mais humano e mortal, assim como tudo na vida uma vaedade!!! TUDO É UM TODO, E TODO É UM TUDO! BONS VENTO GALERA!!!!!!

  13. vç. ja parou pra pensar que nos nao existimos simplesmente porque antes de qualquer coisa ser criada quem criou.tudo que existe apareceu do nada e nada e o que somos nada e ao mesmo tempo somos tudo que existe e maravilhoso imaginamos tudo em nossas mentes que seja lar como sugimos e fantastico fascinante e misterioso.

    • e quem criou o criador? parece um pouco vago dissertar acerca de uma entidade que está na base da nossa «criação». se perderem um pouco de tempo a reflectir, cedo chegam à conclusão que o tipo é um pouco incompetente. ainda estamos a aprender com tudo à nossa volta, e tudo funciona melhor com as leis divinas do que nós. será que o gajo se enganou? ou ainda estamos intimidados pela nossa suposta grandeza? parece-me claro que, mesmo que se descubram os gravitões, partículas de higgs, matéria e energia escura, ou até o que se passou no 1º nanomilésimo de segundo apb, esta entidade continuará no campo da especulação.

  14. maquina lequal !!!

  15. altino amarante filho

    Aos Sabios de Plantão:
    Qual seria a possibilidade do LHC vir a existir por um simples acaso.
    sem que houvesse uma inteligência maior para traze-lo a existencia?
    Assim tambem foi com a maior invenção do universo que foi a criação do universo. O nome dele é : Eu sou o que sou, principe da paz, pai da eternidade, Deus conosco.

  16. Sera mesmo que o homem deteve de tal inteligencia para conseguir criar uma maquina que simule o surgimento do universo? Sou bastante cético a respeito disso, e se a resposta for sim, creio que seria a maior descoberta até hoje e com certeza ficara na historia da humanidade como sendo a maior de todas, dentre até as que serão descobertas ainda. Descobrir como tudo começou é tão surpreendente quanto saber o que havia antes do universo. Antes do marco zero a alguns bilhoes de anos atraz quando uma particula resolveu por alguma força ou energia desconhecida explodir e dar inicio ao que conhcemos hoje como universo.

    • entidade essa que qualquer forma de vida deveria venerar, não? e nada de desculpas tontas acerca de inteligência, que até nem está tão desenvolvida em nós como julgamos. ficamos constantemente admirados connosco próprios, sem notar que apenas copiamos ideias de todo um meio envolvente chamado universo. aí tem o seu deus, uma entidade viva, consciente de si e em crescimento, que, assim como nós, um belo dia expirará.

  17. lhc, máquina necessária para experimentos a observar mais respostas às questões na fisica.

  18. ESPERO QUE DEUS EXPLODA ESSA ABERRAÇÃO E MANDE TODOS ESSES IDIOTAS PRO MEIO DO INFERNO.

  19. Com todas as ferramentas que o homem possui hoje, é impossível chegar ao âmago da matéria. Apenas nossa inteligência é que pode apontar sua existência, assim como a existência de Deus.

  20. BRINCAR DE SER DEUS É BRINCADEIRA DE OTÁRIO!

    Deixar que um grupinho de cientistas desenvolvam uma máquina que simule o Big-Bang dentro de um planeta é colocar em risco a existência humana. Um acelerador de partícula que chega a temperaturas 100.000 vezes a do núcleo do sol e tentar resfriá-lo tem seus riscos, e sem falar que muitos outros peritos cientistas já alertaram para estes riscos e diversos outros.
    Eu, particulamente, me sinto extremamente desconfortável, de alguém brincar com a minha vida e da minha família para conseguir mérito e glória.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s