Quem é quem no “Workshop Ciência, Política e os Media” – Sessão 2

Ciência, Política e Media

– De que precisam os decisores políticos dos cientistas?- Como os decisores políticos influenciam a actividade científica?- Qual o estado das relações directas entre a comunidade científica e os órgãos de decisão?
– Qual o papel da comunicação social na política e na promoção da ciência?

Sessão 2 – 11h00 (15 de Abril, Fundação Calouste Gulbenkian)

Biografias dos participantes:

António Granado | Jornalista

É professor de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e foi, até há pouco tempo, editor da versão online do jornal Público. Fez o mestrado em Jornalismo de Ciência na Universidade de Boston, EUA e posteriormente o doutoramento na Universidade de Leeds, Reino Unido. Como jornalista escreve frequentemente sobre temas de ciência e ambiente. Mantém o blog Ponto Media onde aborda a importância dos novos meios de comunicação.

Ligações: ClaimID | Blogue Ponto Media | Twitter

João Ferrão | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Geógrafo e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde dá aulas de Políticas Urbanas. Fez o doutoramento em Geografia Humana, foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território em 2005 e tem coordenado vários estudos ligados ao planeamento do território. É membro do Conselho Directivo do ICS desde 2001.

Ligações: Instituto de Ciência Sociais | Biografia (Fórum Novas Fronteiras)

João Sentieiro | Fundação para a Ciência e Tecnologia

Presidente do Conselho Directivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2006. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e doutorou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Londres (Imperial College). É Professor Catedrático do IST e Director do Laboratório Associado Instituto de Sistemas e Robótica – ISR. Foi Secretário do Conselho dos Laboratórios Associados desde a sua criação até Dezembro de 2005 e é membro do conselho superior de Ciência Tecnologia e Inovação e do Conselho Económico e Social.

Ligações: Fundação para a Ciência e Tecnologia | Instituto de Sistemas e Robótica – ISR

Luiz Fagundes Duarte | Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência

É deputado da Assembleia da República, onde participou em várias comissões parlamentares. É actualmente o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, que acompanha as políticas de Ciência, onde se incluem assuntos relacionados com a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Foi professor universitário de Crítica Textual, é doutorado em Linguística Portuguesa e autor de vários livros sobre filologia e ficção, foi também Director da Cultura do Governo Regional dos Açores.

Ligações: Biografia no site da Assembleia da República | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa | Comissão Parlamentar de Educação e Ciência

Tiago Outeiro | Instituto de Medicina Molecular

É director da Unidade de Investigação de Neurociência Celular e Molecular no Instituto de Medicina Molecular, onde investiga os mecanismos moleculares que estão na origem da neurodegeneração de doenças como a Doença de Parkinson. Licenciado em Bioquímica, fez o doutoramento no Massachusetts Institute of Technology, o pós-doutoramento na Harvard Medical School e trabalhou como consultor na empresa de biotecnologia FoldRx Pharmaceuticals. É sub-director do jornal Ciência Hoje e recebeu vários prémios como o Prémio Talento de Ciência, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em 2006.

Ligações: Instituto de Medicina Molecular | Ciência Hoje

Alexandre Quintanilha | Universidade do Porto

Foi durante vários anos director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto e é o responsável pelo Conselho de Laboratórios Associados do MCTES. Presença assídua nos media, tem direccionado esforços para a promoção da ciência na educação, participando em programas de televisão e rádio e proferindo palestras públicas sobre o tema. É licenciado em Física Teórica e fez o Doutoramento em Física do Estado Sólido na África do Sul. Foi docente na Universidade de Berkeley (California, EUA) onde permaneceu durante vários anos, até começar a dirigir o IBMC em 1991. Foi recentemente eleito para integrar o Comité de Investigação e Exploração da National Geographic.

Ligações: Instituto de Biologia Molecular e Celular | Conselho de Laboratórios Associados do MCTES

Painel:
António Granado, jornalista e professor de jornalismo
João Ferrão, Instituto de Ciências Sociais
João Sentieiro, Fundação para a Ciência e Tecnologia
Luiz Fagundes Duarte, Comissão Parlamentar de Educação e Ciência
Tiago Outeiro, Instituto de Medicina Molecular
Moderador:
Alexandre Quintanilha, Universidade do Porto
Relator:
Suely Costa, jornalista


Este texto integra o dossier especial criado para o Workshop Ciência, Política e os Media (15 de Abril de 2010, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa)

One response to “Quem é quem no “Workshop Ciência, Política e os Media” – Sessão 2

  1. Pingback: Comissão de Educação e Ciência: quem olha pelas políticas de ciência no Parlamento «

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s