Mais ciência em Alice no País das Maravilhas

Ainda o fumo em torno de Alice no País das Maravilhas, hoje em estreia no grande ecrã numa versão assinada por Tim Burton.

Ontem falámos na Matemática, hoje viramos as agulhas para outros lados. Primeiro, um texto publicado por Luís Azevedo Silva Rodrigues, no blogue Ciência ao Natural, faz o paralelismo entre o Chapeleiro Louco e o canto das aves. Que têm em comum? A resposta está no Mercúrio.

«– Naquela direcção – disse o Gato, levantando a pata direita – vive um Chapeleiro, e naquela, agitando a outra pata, mora uma Lebre de Março. Visita o que quiseres, ambos são loucos.
– Mas eu não quero estar ao pé de gente louca – respondeu Alice.
– Oh, não podes evitá-lo – disse o Gato. – Aqui todos são loucos. Eu sou louco. Tu és louca.»

O segundo apontamento vai para Câmara Clara, programa da RTP2 conduzido por Paula Moura Pinheiro, que no próximo domingo (7 de Março) parte do universo de Alice no País das Maravilhas e «de muitas outras invenções» para debater a relação entre cérebro, emoções e arte. Afonso Cruz e Mário Simões são os convidados da noite.


E já que tanto falamos em Alice, aqui fica a versão que preenche o meu imaginário (antes que Burton o reconfigure).

Publicado por Sílvio Mendes

2 responses to “Mais ciência em Alice no País das Maravilhas

  1. Olá Sílvio Mendes,

    Obrigado pela referência ao meu texto.
    Só queria chamar a atenção para o meu nome ser Luís Azevedo Rodrigues e não Luís Azevedo Silva.
    :)

    Abraço

  2. Olá Luís,

    obrigado pela chamada de atenção. Pois claro que é Rodrigues! :)

    O Luís Azevedo Silva é um música da nossa praça de quem eu gosto muito (e o meu subconsciente tratou de trazer ao baile no contexto errado). http://www.myspace.com/azevedosilva

    Abraço.

Deixe uma Resposta

