Mapas: onde a ciência e a arte se reúnem

O cérebro humano continua a ser alvo de inúmeros estudos e tentativas de visualização que conduzam a um melhor entendimento da sua vasta rede de interligações e impulsos nervosos.
Esta é apenas uma das áreas de interesse actual para quem faz mapas, ou para quem, como Manuel Lima, se dedica a compilar no site visualcomplexity.com projectos de visualização de redes complexas. São mais de 700 projectos de mapping, entre os quais 50 de Biologia.

São representações gráficas de dados, simplificadas na maior parte das vezes, mas todas graficamente muito apelativas, e permitem uma leitura alternativa sobre as matérias abordadas.
O objectivo deste site é, nas palavras do seu criador, “estimular um olhar crítico sobre diferentes métodos de visualização” em áreas tão diversas como a Biologia, as Redes Sociais ou Política.

Manuel Lima é um designer açoriano a viver em Londres e foi eleito pela famosa revista “Creativity” como uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009. Reparte esta distinção com o realizador David Fincher, o fundador e CEO da Amazon.com, Jeff Bezos, o estratega da campanha presidencial de Barack Obama, David Axelrod, o humorista Stephen Colbert, entre outros.
Esta lista distingue pessoas que “impuseram uma marca significativa na consciência criativa da nossa indústria e cultura”, fazendo-nos “pensar de um modo diferente sobre um determinado método instituído”.

Publicado por Pedro Falcão

2 responses to “Mapas: onde a ciência e a arte se reúnem

  1. Pingback: Anónimo

  2. rpz o contéudo ai é bom mas se tivesse exercicio seria melhor .por isso não vou dizer q é otimo ,ta bom,ta bom,ta bom,ta bom,bom,bom,bom,bom não está mas tá bom =]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s