Ronda rápida por blogues de ciência (2): Ecosia, o motor de busca mais ecológico do planeta


O novo motor de busca (criado conjuntamente pela Bing, Yahoo e WWF) salva cerca de 2m² de floresta tropical por cada pesquisa Web, isto porque, de acordo com os responsáveis do mesmo, o dinheiro arrecadado pela publicidade reverte na íntegra para o programa de protecção da Amazónia da WWF (Parque Nacional do Jurena).

Os mesmos responsáveis asseguram ainda que, ao contrário do Google, os servidores do Ecosia são alimentados a electricidade de fonte renovável.

Instalei o serviço e em apenas quatro pesquisas já “salvei” quase 40 m² de floresta tropical, como me informa o software do motor de busca. Opinião importante é de Manuela Araújo, uma das autoras do blogue Sustentabilidade é Acção, de onde retirámos esta informação:

«É fácil de instalar e tem um desempenho razoável – tenho usado como motor de base, mas de vez em quando tenho de recorrer ao concorrente Google para certas pesquisas, que aliás, tem acesso rápido a partir da barra do Ecosia. Só começando a ser mais usado este motor poderá ser aperfeiçoado.»

Se tantos números nos confundem a razão, talvez este vídeo de promoção do motor de busca nos possa ser útil para um juízo mais completo.

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s