con(s)ciência: Robots feitos para competir

O Clube Robótica 2010 é formado por estudantes que querem espalhar a sua paixão pelos robots. O projecto arrancou este ano, no apoio à área de projecto de diferentes turmas do Ensino Básico e Secundário. O clube vai à escola e partilha conhecimentos na construção dos módulos e na programação do robot. Em Fevereiro de 2010, elementos do grupo vão a Cabo Verde por alguns meses. Esperam encontrar entre os sessenta alunos o entusiasmo para levar a robótica africana além-fronteiras.

A robótica nacional é impulsionada pelos Encontros nacionais de Robótica, promovidos pela Sociedade Portuguesa de Robótica. Nestes encontros, competem robots em diferentes categorias. Há campeonatos desportivos, com futebol entre robots humanóides. Talvez um dia, uma equipa de robots derrote o Clube da FIFA Campeão do Mundo… Mas outras invenções têm outras aplicações, como o dos robots para “ajuda e salvamento”. No encontro Robótica 2010, de 24 a 27 de Março, em Leiria, podemos encontrar todas as competições e encontros científicos. Depois, os melhores robots portugueses vão representar o nosso País em Junho, em Singapura, no Robocup 2010.

Exercício de Programação do Grupo de Projecto de Robótica do 12.º A da Quinta das Flores – Coimbra

O Clube Robótica 2010 nasceu este ano, em Coimbra. Cerca de 10 estudantes da Universidade de Coimbra formaram o Clube para espalhar a paixão pela robótica. Já estão numa Escola Básica e em quatro Escolas Secundárias, a ajudar diferentes turmas a montar o(s) seu(s) robot(s) na sua área de projecto. Na passada sexta-feira, dia 27, também estiveram no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. As sessões incidem na programação do robot, com diferentes conteúdos, dependendo da experiência e idade dos formandos. “Desta forma, podem entrar no mundo da Robótica de competição com uma maior facilidade”, partilha connosco Tiago Caldeira do Clube Robótica 2010.

“Estas oficinas são bastante interessantes”, comenta Ana Isabel Mata do 12.º A da Escola Secundária da Quinta das Flores em Coimbra. Ela e outros quatro alunos do 12.º A, com a ajuda do Clube Robótica 2010, pensam em entrar no Festival Nacional de Robótica. “Esperamos aproveitar a experiência ao máximo e, quem sabe, continuar…”. Querem, para já, construir um Grande Robot Electrónico Genializado, desenhado para ajuda e salvamento. Podemos acompanhar o desenvolvimento do trabalho deste grupo aqui.

Desta vontade de fazer outros viver a robótica, o Clube vai a Cabo Verde em Fevereiro de 2010. Vão assistir professores e alunos de Escolas Básicas e Secundárias, cerca de 60 pessoas. A ideia partiu durante um Encontro Internacional de Robótica, o Robocup. “Reparámos que nunca uma equipa africana tinha concorrido”, diz-nos Tiago. Na faculdade, onde estudavam, os alunos cabo-verdianos eram, entre os congéneres de língua portuguesa, os “que, de um modo geral, apresentavam maiores competências”. Daí decidiram partir para Cabo Verde para formar equipas que se pudessem vir a integrar em competições futuras. A partida para o arquipélago acabou adiada devido à epidemia de dengue. Mas a vontade de plantar a semente da robótica em África é forte. “Vamos partir em Fevereiro”, diz Tiago sorridente.

O Clube Robótica 2010 conta agora com cerca de dez membros, número que se vê duplicado este mês. São todos alunos em Coimbra e contam com o apoio precioso do ISR Coimbra (Instituto de Sistemas Robótica). Outras entidades próximas de onde são formados são também importantes: a Universidade de Coimbra e o Laboratório de Sistemas Embebidos. Agora procuram novas parcerias e apoios para fazer crescer a ciência robótica.

Publicado por João Cão

4 responses to “con(s)ciência: Robots feitos para competir

  1. Cristina CastroLopes

    Olá :o)

    Sou defeciente fisica e acho que a robotica desde que ligada ao pc pode ser super interessante pra mim.
    Onde posso procurar mais informação?

    • Olá Cristina.

      Teremos todo o gosto de ajudar. Enviando-me um mail, será sempre possível vermos em como a Robótica poderá ajudar a ter uma vida mais facilitada. Fico a aguardar Contactos,

      Tiago Caldeira
      (Responsável Clube Robótica)

  2. Boas Cristina!

    O meu conselho para começares a explorar seria pela Sociedade Portuguesa de Robótica, http://www.spr.ua.pt/ , acho que vais encontrar facilmente o que procuras ;)

    O pessoal do Clube que aqui se fala, estão em Coimbra, se quiseres entrar em contacto com eles o e-mail é o . O sítio é o: http://www.neeec.deec.uc.pt/

    Depois diz como correu tua pesquisa! Se precisares de ajuda manda dizer!

  3. O e-mail do Clube Robótica 2010 é o: robotica2010@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s