Inside [Arte e Ciência] – “A nova arte contamina”

fc1488eaf028ef876bfed2ff39626ae4.wix_mpCom portas abertas desde 24 de Setembro e até 24 de Novembro, a exposição INSIDE [arte e ciência] reúne 22 artistas que, de diferentes formas, baseiam a sua obra na ciência, desde a biologia, a inteligência artificial ou a robótica.

A iniciativa pode ser visitada na Cordoaria, em Lisboa, e proporciona também um tentador leque de Passeios Cognitivos, nome atribuído à série de conferências administradas por proeminentes cientistas nacionais e internacionais.

No site oficial do evento, o conceito de Arte e Ciência é definido como uma referência a um «conjunto de práticas artísticas derivadas ou combinadas com a ciência». «Embora seja ainda demasiado amplo e pouco definido este conceito pode desde já destacar-se da usual “ilustração científica”. De facto, esta nova forma de arte usa o conhecimento científico como base de processos criativos e artísticos originais», complementa-se.

A iniciativa, promovida pela Ciência Viva em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, tem a ambição de «contribuir para o desenvolvimento desta importante tendência, a qual, será certamente fundadora da arte do século XXI».

A 24 de Novembro, a iniciativa celebra o Dia Nacional da Cultura Científica com uma festa e uma exposição dedicadas a Rómulo de Carvalho, o virtuoso cientista e poeta (António Gedeão), autor do poema Pedra Filosofal.

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s