Um “laboratório invisível” contamina Coimbra até 18 de Outubro

laboratorioinvisivelA exposição temporária “O Laboratório invisível” abre hoje (18 de Julho) portas, às 19h, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e pode ser visitado até 18 de Outubro.

Para visita estão disponíveis as últimas obras criadas no âmbito do projecto BLINDSPOT,  iniciado em 2004 por Herwing Turk em co-autoria com Paulo Pereira, que impõe objectos e dispositivos artísticos que procuram «problematizar o valor simbólico da percepção enquanto parte integrante e contaminante dos processos de construção do conhecimento científico».

Isolar e destacar aspectos geralmente invisíveis e periféricos mas que são parte integrante do processo de produção científica são os esteios da estratégia escolhida. BLINDSPOT pretende, portanto, dar um protagonismo “dramatúrgico” às contingências, aos determinismos e às circunstâncias que influenciam a formação e construção de uma observação/representação, explorando, em termos artísticos, os fundamentos epistemológicos da ciência incluindo o princípio da falseabilidade (Popper), da incerteza (Heisenberg) ou da incompletude (Gödel).

Propõe ainda uma reflexão sobre a representação social do conhecimento científico e do imaginário que a ciência veicula, debruçando-se sobre as implicações ideológicas, conceptuais e filosóficas de noções como a verdade ou a objectividade, muitas vezes associadas à prática científica.

Por promover uma articulação integrada e construtiva entre Arte e Ciência enquanto actividades que partilham métodos, procedimentos e uma determinação em encontrar novas formas de representação da realidade, a exposição assume um rótulo incontornável: visita obrigatória a todos os que passarem pelas margens do Mondego.

Mais informação: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra | Projecto BLINDSPOT

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s