Ir à Bola com Ciência – Cap. II: E o Público também

bailando-futbolDa relação do mundo do jornalismo desportivo com as metáforas científicas já se falou neste blogue. A premissa era simples: o website d’A Bola também apresenta notícias sobre ciência, de há uns dias para cá.

A novidade gerou uma reacção curiosa no Facebook e atingiu o seu auge com a publicação de um artigo humorístico, da autoria de David Marçal, no Inimigo Público.

Agora, porque “isto anda tudo ligado” ou talvez por pura coincidência, é a vez de um jornal generalista de referência – o Público – mostrar os seus créditos na nova corrente literária nacional: o jornalismo-que-vai-à-bola-com-ciência. Aqui fica o recorte.

«Para cada acção existe uma reacção de intensidade igual em sentido contrário. Sir Isaac Newton pensava em corpos e objectos quando, há três séculos, formulou este princípio fundamental da Física. Mas o pingue-pongue entre Rui Costa e Pinto da Costa, sobre quem tira jogadores a quem, demonstra que a terceira lei de Newton também assenta como uma luva ao futebol.» (Ler texto completo)

Aí está. Texto assinado por Victor Ferreira, que bem conheço e muito respeito, publicado na edição de 10 de Julho do Público (pag. 36).

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s