We Are Scientists: cientistas (como assim?) à deriva no indie rock

wearescientistsSão uma banda de indie rock de Nova Iorque, chamam-se We Are Scientists e sempre quis perceber porquê. Algumas pesquisas depois, a missão que à partida não apresentaria grandes dificuldades continua perdida no nevoeiro. Salvam-se os rumores que – nestas coisas do marketing – sempre ajudam a projectar um nome.

Primeiro mito: Corre o rumor que o nome foi inspirado numa conversa com um funcionário de uma empresa de aluguer de automóveis (U-Haul) que inspeccionava a carrinha que a banda tinha alugado. Enquanto fazia conversa, o funcionário perguntou aos três membros da banda se eram irmãos. Responderam que não. Contra-atacou perguntando-lhes se eram cientistas. Responderam que eram músicos, não cientistas.

Segundo mito: Outra história que percorre os meandros fantasiosos da internet prende-se com a época em que o grupo recorreu a um empréstimo para poder financiar as primeiras aventuras da banda. Teriam fingido ser cientistas que precisavam de fundos para um projecto de investigação, cientes que o Banco nunca lhes emprestaria dinheiro para investir num projecto musical. Não tenhamos dúvidas, também é mentira.

Terceiro mito: Remonta aos tempos de estudante dos membros da banda. Estudavam habitualmente na biblioteca e, numa dessas alturas, terão sido atacados por uma “manada de nerds”. Em sua defesa, terão gritado: “Stop! We Are Scientists!”. Sejamos justos, também não faz muito sentido.

Conclusão (ou quarto mito?): Uma explicação bem mais simples, de origem musical, parece estar atravessada no caminho da banda. Então vejamos: os Cap’n Jazz (Chicago) têm uma música que se chama precisamente We Are Scientists. Os rumores mais coerentes apontam todos para essa influência. Ainda assim, não é claro que a resposta à nossa dúvida tenha efectivamente nascido por aí.

Breve exemplo dos conteúdos de ciência tocados e cantados pelos We Are Scientists:

My body is your body
I won’t tell anybody
If you wanna use my body
Go for it, yeah
My body is your body
And I won’t tell anybody
If you wanna use my body
Go for it, yeah
Go for it, yeah

Perante isto, resta-nos ouvir. O caminho é por aqui: http://www.myspace.com/wearescientists | www.wearescientists.com

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s