Abraço quântico nacionalista

Chamo a atenção para este excelente artigo de Luis Pedro Nunes (o director do Inimigo Público) no Expresso. Um jornalista a escrever sobre pseudo-jornalismo sobre pseudo-ciência (os pseudos gostam de andar de braço dado).

Abraço quântico nacionalista

 

Para dizer bem de um português vale tudo? Até mandar para o lixo a Física Quântica?

 Para dizer bem de um português vale tudo? Vale. Até torcer as leis da Física Quântica

Anda por aí uma onda de nacionalismo bimbo que não tem explicação. Tudo serve para nos inflar. Do cão de Obama ao milagre azeiteiro do Condestável passando pelo jeitinho português que Barroso garante ter levado para Bruxelas até, imagine-se, à escolha que um site de humor norte-americano fez sobre as palavras que supostamente fazem falta ao léxico inglês. O termo português ‘desenrascanço’ é necessário ao vocabulário inglês, dizem. E o que é isso? “É um bigode arranjado de emergência com pêlos púbicos.” Ah, que orgulho… Eles bem queriam ter palavra ‘desenrascanço’. Mas não têm… por essas é que lá fora se aprecia muito o jeitinho do Barroso. Decidi deixar-me contagiar.

E vi, de facto, como a inveja grassa entre nós. Constatei que um amigo meu, cientista, só porque trabalha num daqueles superaceleradores de partículas que querem abrir um buraco negro e engolir o Universo e desta forma terminar o doutoramento com brilharete, resolveu denegrir um compatriota nosso que apareceu há dias na RTP numa peça do correspondente no Rio de Janeiro, Pacheco de Miranda, sobre um curso de Terapia Quântica em que “os portugueses já conseguem ensinar em vários pontos do mundo!”. Qual Manoel da Panificação. Agora Física Quântica quentinha em três minutos.

mais aqui.

(e agora vou continuar a trabalhar no buraco negro para engolir o mundo)

 

Publicado por David Marçal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s