Os conselhos sexuais da Dra Tatiana para toda a bicharada

O tamanho dos testículos dos machos é uma medida da promiscuidade das fêmeas da espécie. O gorila tem testículos pequeninos porque é muito pouco provável que uma fêmea copule com mais do que um macho durante o período fértil. Já os chimpanzés têm testículos descomunais, porque as fêmeas são extremamente promíscuas (o recorde são 8 machos em 15 minutos). Havendo uma forte competição espérmatica (um chega para lá de espermatozóides de machos diferentes a tentar fecundar o mesmo óvulo), a quantidade conta muito.

Quem quiser ter uma medida da promiscuidade das mulheres, pode procura-la nos testículos. Não deixa de ser irónico que uma característica culturalmente associada a uma afirmação patriarcal, seja uma medida da promiscuidade das mulheres. Frases como “na minha terra temos todos os testículos bem grandes” vão no sentido de que “na minha terra, sucessivas gerações de mulheres costumavam copular com vários homens no mesmo período fértil, cujos espermatozóides competiam por um único óvulo, tendo-se por selecção natural preservado aqueles que mais espermatozóides produziam“.

Isto a propósito da excelente conferência da Olivia Judson hoje na Gulbenkien.

Uma notável comunicadora de ciência, autora do livro “Consultório Sexual da Dra. Tatiana para toda a Criação“, que deu origem a uma versão televisa. Um excerto no âmbito do assunto supracitado:

Mas da conferência fica-me essencialmente uma ideia: de que o mundo vivo, mais precisamente os organismos minúsculos, podem estar na origem da diversidade mineral que encontramos na Terra. Em geral tendemos a considerar que a geologia produziu um planeta ao qual se adaptaram os organismos vivos. No entanto, surgem cada vez mais evidências da enorme influência da acção dos microorganismos a moldar o planeta em que vivemos.

Publicado por David Marçal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s