«Todas estas alterações muito rápidas criam instabilidades»

painel3

Conferência Parlamentar Sobre Ciência: 3º PAINEL – A Ciência em Portugal: A rede pública de Unidades de Investigação

O terceiro painel da Conferência Parlamentar Sobre Ciência reuniu Alexandre Quintanilha (Secretário do Conselho dos Laboratórios Associados), Jorge Braga de Macedo (Presidente do Instituto de Investigação Científica e Tropical) e Carlos Penha Gonçalves (Chefe do Laboratório de Defesa Biológica do Exército).

«Portugal pode servir de muitas maneiras como um exemplo de sucesso extraordinário, mas todas estas alterações muito rápidas criam instabilidades. Aumentam de forma crítica e dramática as fragilidades do sistema criado». Alexandre Quintanilha mostrou-se preocupado com o cenário actual de financiamento da ciência em Portugal. «A irregularidade dos mecanismos de financiamento das investigações impede-as de fazer planos para mais de três anos, porque não sabem quando os novos concursos vão abrir. Abrimos lugares, prometemos que podem ir até cinco anos, e depois não sabemos se o podemos cumprir ou não», aprofunda.

O presidente do IICT, Jorge Braga de Macedo, defendeu a criação de um fórum dos representantes dos laboratórios de Estado, à imagem do que acontece com os Laboratórios Associados. «Agora com os consórcios é uma ocasião única para fazer esse fórum. É um ideia que está à espera de padrinho e/ou madrinha. Deixo-a aqui», desafiou.

Carlos Gonçalves, em representação do Laboratório de Defesa Biológica do Exército, expôs as dificuldades de quem começa do nada. O objectivo do laboratório passa por criar respostas baseadas em evidências científicas para cenário de terrorismo de armas não convencionais, acidentes e catástrofes nacionais. «Sabemos o que queremos, precisamos é de alguém que o queira fazer connosco», declarou. Deixou ainda uma sugestão: Por que não ser criada uma linha de financiamento para que, sem situações como a sua, se possa encomendar uma investigação a outra instituição?

Publicado por Sílvio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s