Aí está a Associação Portuguesa de Gemologia (APG)

José Baptista é o Presidente da APG.

José Baptista é o Presidente da APG.

A partir de 31 de Janeiro, a Gemologia nacional passa a ter um rosto. E as primeiras linhas traçadas pela nova Associação não pecam pela falta de ambição:

«Relançar o nome do País a nível mundial nesta área científica»;

«criar emprego e riqueza em tempos de crise»;

«acabar com o preconceito que faz com que as lojas [do sector] sejam vistas como lugares de luxo»

Para tal, a APG quer, entre outras medidas, criar cursos de ensino e formação profissional, dispor de um laboratório e de uma biblioteca como apoios ao projecto, que «visa apostar forte na investigação científica arqueológica e na prospecção de jazidas».

Criar riqueza e acabar com um preconceito parecem-me duas empreitadas corajosas e suficientemente trabalhosas. A avaliação do sucesso desta nova ONG só poderá ser avaliada a longo-prazo. Mas cá estamos para ver como corre.

A APG é oficialmente apresentada no próximo sábado, dia 31, no Centro Cultural de Belém.

A Gemologia estuda as pedras preciosas, permite a sua identificação e distingue as que são obtidas por síntese e as imitações. Para isso, estuda a composição, estrutura e propriedades físicas e ópticas dos materiais gemológicos, além da sua origem e dos tratamentos a ques são sujeitos para modificar as suas propriedades e realçar a beleza.

Mais: Ver Notícia no Público On-line

(Actualização 30 de Junho de 2009): A APG já tem um website, onde disponibiliza os contactos e mais informações. Para todos os interessados, a visita faz-se em www.apgemologia.org.

Publicado por Sílvio Mendes

9 responses to “Aí está a Associação Portuguesa de Gemologia (APG)

  1. Finalmente uma associação de gemologia em Portugal, Congratulo-me com o facto e desejo muito sucesso para a mesma.
    Na vossa apresentação falam na realização de cursos. Gostaria de saber se esses cursos são para a população em geral, se há alguns pré-requisitos e para quando e aonde a sua realização.
    Sem qualquer outro assunto de momento,
    Atenciosamente.

    Lígia Bragança

  2. Cara Lígia,

    são de facto questões interessantes, mas só podem ser respondidas pelos responsáveis da APG.

    De qualquer modo, enviaremos toda a informação que temos sobre a APG para o seu e-mail.

    Até breve,

    Sílvio

  3. Estou concluindo o curso de Comércio Exterior e pretendo fazer meu trabalho final sobre pedras preciosas, gostaria que se possível me enviassem por e-mail um contato para que eu pudesse me comunicar com a APG a fim de obter maiores informações e enriquecer meu trabalho!!
    Desde já agradeço a atenção

  4. gostaria de saberse se um lote de esmeralda acompanhado de exame tecnico, e laudo de avaliação, e sertificado de origem, nota fiscal, e o lacre do perito de sentro de avaliação brasileiro, se e valido para fims comerciais em portugal.

  5. ALBERTO F. L. LOURENÇO

    EX.MOS SENHORES,
    VI O ANÚNCIO PUBLICADO NO JORNAL DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESTAK O VOSSO ANÚNCIO SOBRE VÁRIOS CURSOS DE GEMOLOGIA QUE IREIS LEVAR A CABO EM LISBOA. GOSTARIA DE FREQUENTAR O CURSO QUE IRÁ TER LUGAR NOS DIAS 11 E 12 DE JULHO, PARA TAL GOSTARIA DE SABER ONDE ME POSSO INSCREVER, ONDE ME PODEREI DIRIGIR PARA FAZER A INSCRIÇÃO E QUAIS OS DOCUMENTOS QUE TEREI DE APRESENTAR.
    COM OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS, AGUARDO UMA RESPOSTA VOSSA.

    ALBERTO LOURENÇO

  6. Gilberto Carlos Possani

    Vi o anúcio publicado no Destak de 29/06/2009, sobre Gemologia, e gostaria de saber o local de inscrição, o local da formação, preço e documentos necessários.
    Cordiais cumprimentos, no aguardo de vossa resposta.

  7. Caros visitantes, agradeço bastante a visita ao blogue da Viver a Ciência e a confiança que depositam em nós para reencaminhar as vossas questões.

    A Associação Viver a Ciência não tem, no entanto, qualquer relação previligiada com a Associação Portuguesa de Gemologia (APG). O que acontece é que noticiamos aqui no blogue o nascimento da nova instituição que, a julgar pelo fluxo de interesse aqui notado, já fazia falta à nossa comunidade.

    Sugiro que coloquem directamente as vossas questões aos responsáveis pela APG. Aqui fica o endereço com os contactos da instituição: http://www.apgemologia.org/index.php?option=com_content&view=article&id=16&lang=pt

    Um abraço,

  8. Gostaria de obter informação sobre estes cursos para eventualmente os frequentar.
    Cumprimentos,

  9. acho bem esta iniciativa, de novas formaçoes para gemolos, andei à procura de quem me podesse fazer uma classificaçao de umas gemas que emcontrei na praia, mas apenas consegui um email e mesmo assim não consegui resposta, com a iniciativa de hoje ja encontrei mais alguma coisa atravez dos canais noticiosos, pena só se ouvir falar depois de elas acontecerem, swe houver quem possa me dizer que gema encontrei agradecia ouvir de voces alguma coisa, ainda ficou lá um bocado e a ver se vale a pena ir martelar para a praia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s