Nova espécie de tubarão caminhante

Hemiscyllium Halmahera (Foto de Mark Erdmann)

Hemiscyllium halmahera (Foto de Mark Erdmann)

Foi descoberta uma nova espécie de Hemiscylliidae, uma família de tubarões do Indo-Pacífico de que usa as barbatanas peitorais para se deslocar no fundo do mar (ver video).

A nova espécie, Hemiscyllium halmahera, habita os recifes de coral dos mares da Indonésia, perto da ilha de Ternate. Já conhecida pelos pescadores locais, só agora foi descrita por uma equipa da Conservation International

A Indonésia lidera o mercado de exportação de barbatanas de tubarão: cerca de cem mil toneladas de tubarão e raias por ano (10–13% da captura global). O mercado mundial – de USD$630 milhões/ano –   serve sobretudo a procura de sopa de barbatana, em particular na China. A procura mundial porém está a diminuir, enquanto o eco-turismo de observação de tubarões está em crescimento. Um estudo publicado este ano na revista Oryx estima que este sector proporciona 10 mil empregos em 29 países e gera $314 milhões por ano, podendo duplicar nos próximos 20 anos. Um conjunto de países – incluindo as Bahamas, Honduras, Nova Caledónia e a Indonésia - tem respondido a esta procura criando sanctuários para proteger os recifes de coral e seus elasmobranquios.

Allen GR et al. 2013. Hemiscyllium halmahera, a new species of Bamboo Shark (Hemiscylliidae) from Indonesia. aqua, International Journal of Ichthyology, 19 (3): 123-136
Cisneros-Montemayor, AM et al. 2013. Global economic value of shark ecotourism: implications for conservation. Oryx, 47(3), 381–388.
[Este artigo faz parte de uma série dedicada à biodiversidade e descoberta de novas espécies.]
Publicado por André Levy
About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s